O oitavo grupo a se apresentar no Cohort 2025 foi formado por alunas do Colégio CAESP Internacional, trazendo uma proposta inovadora para a redução do uso de plásticos tradicionais: o BioPeel. O projeto consiste na produção de bioplástico a partir do reaproveitamento de cascas de banana, sem a utilização de derivados de petróleo e com degradação muito mais rápida no meio ambiente.
A solução, além de ambientalmente responsável, busca oferecer uma alternativa viável e de baixo custo para substituir embalagens convencionais, diminuindo o impacto da poluição causada pelo plástico. A avaliação do projeto ficou a cargo de Meg Murphy, jornalista científica e pesquisadora sênior da Harvard T.H. Chan School of Public Health, e Leslie Coles, gerente de aceleradores e parcerias do Harvard HealthLab Accelerator.
As alunas receberam dicas valiosas, a equipe do H2A destacou a clareza da apresentação e o entusiasmo do grupo, elogiando a maturidade da ideia e seu alinhamento com tendências globais de economia circular.
A apresentação contou ainda com a presença da reitora da UDC, profª Rosicler Hauagge do Prado, e do pró-reitor, Prof. Dr. Fábio Prado, que acompanha pessoalmente todos os projetos do Cohort 2025. As avaliações dos projetos do COHORT 2025 seguem até setembro. Em outubro, voltamos para um dos momentos mais esperados do ano: o PitchDay, festival de ideias que reunirá presencialmente 10 professores e pesquisadores de Harvard, que virão ao Brasil para acompanhar de perto as ideias mais criativas dos nossos alunos.